Page title

04
nov
Indústria de bebidas utiliza RFID para gerenciamento de estoque
Empresa de bebidas inovou no controle de estoques de produtos acabados implementando um sistema RFID

A contagem para o controle de entrada e saída de materiais mantida pela empresa utilizava os paletes e era realizada por meio de um sistema de inspeção e registro manual, ou seja, o estoquista analisava as diferenças, quebras e vazamentos, além de todo controle sobre entrada e saída. Esta quantidade de questões resultava em alguns erros que acarretavam consequências prejudiciais no decorrer da cadeia.

Desta atividade manual poderiam resultar erros de contagem, erros de processamento, movimentações no sistema antes do congelamento do estoque contábil, movimentações físicas no estoque durante a contagem, gerando duplicidade ou falta de contagem ou ainda erros de lançamentos.

Para avaliação e viabilidade financeira e operacional do projeto RFID foram analisadas as seguintes informações: Capacidade da linha de produção, distância requerida para leitura das etiquetas, tipo de etiqueta (descartável ou retornável), fixação das etiquetas, e as funções para a etiqueta RFID.

O RFID trouxe benefícios relacionados ao controle de produtos no estoque, em especial a redução de diferenças no inventário e a rastreabilidade de todos os produtos, processo que não ocorre enquanto a inspeção se dava como atividade manual. Com o uso de tags os produtos passaram a ser contabilizados automaticamente, evitando erros de lançamento e de carregamento dos produtos.

Com a implantação do sistema esta empresa que contava com 1 estoquista e 4 inspetores de carga, agora precisou de apenas um inspetor para retirar as etiquetas dos paletes garantindo o reaproveitamento dessas etiquetas.

Ainda, com a aplicação do método RFID em todas as unidades industriais, foi possível integrar o sistema gerando informações de rotatividade de produtos em conjunto (por exemplo: se um determinado produto estiver perto do vencimento na fábrica de Curitiba, ele é automaticamente bloqueado para transferências a outras unidades), diminuindo o custo unitário das etiquetas devido à quantidade comprada mensalmente.

A implementação do RFID só trouxe benefícios, maior controle do estoque, controle de rotatividade (FEFO), e também a rastreabilidade dos produtos, requerimento da ISSO 22.000 (Segurança de Alimentos). Além de reduzir custos, a tecnologia RFID agrega maior eficiência, qualidade e confiabilidade ao processo, não há razão para  não adotar esta tecnologia.

2 COMENTÁRIOS
  1. marcos
    14 de novembro de 2014 Responder

    qual o valor de instalação desse sistema

  2. bramach
    2 de dezembro de 2014 Responder

    Olá Marcos,
    O investimento necessário varia conforme o projeto. Depende de muitas variáveis como quais informações deverão ser armazenadas, qual o tipo de tag que será utilizada, extensão do local. Podemos marcar uma conversa para que possamos visualizar melhor qual o horizonte para a sua demanda.

DEIXE SEU COMENTÁRIO