Page title

06
ago
Instrumentos cirúrgicos dentro de paciente. RFID resolve.

As aplicações da tecnologia RFID têm encontrado seus limites nos limites da criatividade. No segmento da saúde o sistema tem feito verdadeiros milagres, auxiliando no controle e gestão de hospitais e mesmo na prevenção à danos aos pacientes. Um sistema que faz a leitura das ferramentas e itens utilizados em um cirurgia garante agora que nada seja esquecido dentro do paciente. O armário em que estes itens são armazenados faz a leitura prévia dos itens, e também na reta final da cirurgia, antes de o paciente ser novamente costurado.

O centro de atendimento ambulatorial do maior hospital de Boston também vem utilizando o RFID, mas com outro objetivo, o de controlar mais de 1500 equipamentos médicos móveis de alto valor. A Medical Center Detroit possui 14 armários no setor de cardiologia com RFID onde armazenam dispositivos implantáveis, agilizando e automatizando o gerenciamento, mantendo histórico de sua utilização e o término de forma mais precisa.

Na Geórgia, um sistema de localização em tempo real que utiliza etiquetas de radio frequência combinado com infra-vermelho, identificam a sala exata em que um objeto ou equipamento está localizado. No momento em que este for exigido em alguma emergência, o sistema aponta onde ele se encontra.

Nos hospitais o RFID pode ainda ser implantado na gestão de resíduos, fornecendo prova de entrega e recebimento, bem como o rastreamento das atividades, garantindo a destinação adequada do lixo hospitalar.

A utilização em equipamentos, armários, medicamentos, ou na vigilância da higiene e conduta de funcionários e pacientes tem facilitado inúmeras situações internas dos hospitais. A tecnologia RFID traz mais segurança, precisão e agilidade aos centros médicos.

0 COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO