Page title

06
ago
A tecnologia RFID aproxima a ficção da realidade
A tecnologia RFID aproxima a ficção da realidade
  • bramach
  • 1004 Views
  • 0 Comment
  • No tags

Realizando suas compras no mercado, um dos itens da lista é a manteiga. Todas as embalagens possuem uma etiqueta inteligente. Nesta etiqueta diversos dados estão armazenados, como a origem do produto, data de fabricação, validade e preço. Ao pegar o produto na prateleira, esta informa os dados do produto ou mais, a informação é enviada ao seu celular.

Ao término das compras não há necessidade de registrar produto por produto no caixa e aguardar pacientemente em filas enormes. Os preços são calculados automaticamente ao passar pela porta onde um leitor de etiquetas recebe os dados da compra e deduz diretamente da sua conta bancária.

Ao chegar em casa a geladeira também tem um leitor que, ao receber a compra, rastreia e identifica todos os itens. Como é um aparelho inteligente, pode perceber seus hábitos de consumo, quais os produtos preferidos, com que frequência os adquire, informa sobre o prazo de validade e é capaz de montar a lista para a próxima compra.

Com a sua programação, a geladeira pode ainda fazer compras, realizando o pedido diretamente ao supermercado. Como o produto pode ser rastreado, os fabricantes podem ainda resgatar as embalagens nos centros de reciclagem.

A tecnologia RFID desevolve importante papel nesta história toda. O sistema aplicado em demandas diferentes, possibilita a criação de um novo cenário tecnológico através de leitores de longo alcance e etiquetas inteligentes.

A tecnologia RFID é capaz de fazer os produtos e objetos conversarem entre si ativamente, trocando dados e informações sem a intervenção humana, sem a necessidade de aproximar um leitor do objeto. É uma nova forma de pensar as dinâmicas da nossa rotina, os meios de produção, a indústria, o comércio, a estocagem e a logística. Sem dúvida, a tecnologia RFID é o futuro que se inicia agora.

0 COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO